Blog

Palestra com Fernada Venturini

27/11/2012 09:44
    Será nesta quarta-feira, dia 28 de novembro, a Palestra com a Tecnóloga em Agroindústria Fernanda Venturini.
    Fernanda tratará de um tema bastante importante e atual que é a legislação para agroindústrias e seus futuros direcionamentos.
    A palestrante relatará, entre outros assuntos, suas experiências de Tecnóloga no mercado de trabalho, dificuldades e anseios.
   A palestra inicia-se às 19h na UERGS.
    Compareçam, pois vale a pena conferir!!!

Palestra Paralelo 30

07/10/2012 16:08
    Será nesta segunda-feira, dia 08 de outubro, a terceira palestra do nosso ciclo. O Palestrante é o Sr.Eduardo Alberto Schuch (empresário da Indústria de nozes Paralelo 30 de Cachoeira do Sul).
    O início da palestra está previsto para às 19h. com duração média de 1h. com o tema "Ações de empreendedorismo: O caso da Indústria de nozes Paralelo 30".
    Todos estão convidados a comparecer na sede da Uergs - Cachoeira do Sul, Rua Sete de Setembro - 1040.

Segunda palestra do nosso ciclo

21/09/2012 12:30
    Nossa segunda palestra ocorreu no dia 19 de Setembro, com a presença do Sr. José Alberto Aued, que falou a respeito do seu empreendimento ¨Olivas do Sul¨.
     Com o tema ¨Inovação Tecnoloógica e empreendedorismo rural¨, Aued contou a sua história desde a ideia inicial de plantar oliveiras e não outra cultura até o reconhecimento atual como produtor do único  azeite brasileiro e além disso figurar em um dos catálogos mais conceituados na área, como azeite extra virgem de excelente qualidade.
     Detentor de um imenso carisma Aued conseguiu encantar a todos os presentes que demostraram grande interesse em saber mais detalhes de sua trajetória como investidor rural (como ele mesmo se define).
      A principal mensagem que o Sr. José Alberto deixou a todos nós é que se quisermos implantar  um novo negócio os primeiros e fundamentais passos são análise e  pesquisa de todos os detalhes do novo empreendimento, para que se tenha um diagnóstico preciso e também  andar sempre ao lado da tecnologia que irá dar suporte caso haja qualquer eventualidade.

    

 

Palestra sobre cooperativismo e associativismo

06/09/2012 00:00
    Ocorreu na noite do dia 05 de setembro, na unidade da Uergs-Cachoeira do Sul, a primeira palestra do II Ciclo de Atualizações: Desenvolvimento Regional e ¨Novas Ruralidades¨.
    O evento contou com cerca de 50 convidados que assistiram a explanação do Sr. Paulo Vianna Lopes.
    Durante a palestra foi exposto o atual cenário do cooperativismo no Rio Grande do Sul, a articulação da Organização das Coopertivas do Rio Grande do Sul (OCERGS) com as cidades, auxiliando as cooperativas existentes e as futuras cooperativas nas questões legais.
    José Vianna Lopes enfatizou a importância da presença da mulher no cooperativismo, que contribui cada vez mais para o bom andamento das organizações.
    Dentre os tópicos ressaltados, um dado chama a atenção: O Rio Grande do Sul ocupao 2° lugar no ranking brasileiro de cooperativas ficando atrás do Estado de São Paulo, porém, das 1.176 cooperativas do estado gaúcho; somente 527 estão operando, enquanto 549 cooperativas estão inativas por falta de regulamentação legal e inconformidades fiscais.
    O palestrante destacou a importância da Lei 12.690/2012, sancionada recentemente que constitui um novo marco regulatório para as cooperativas de trabalho.
    O analista técnico apresentou os principais passos, que os interessados em trabalhar cooperados devem obedecer, salientando principalmente as questões legais e de relacionamento
    Após houve um breve debate sobre os princípios do cooperativismo:
  • adesão voluntária e livre
  • gestão democrática
  • participação econômica dos membros
  • autonomia e independência
  • educação, formação e informação
  • compromisso com a comunidade.
    Aos que têm interesse em conhecer o sistema e obter maiores informações sobre cooperativismo e associativismo o site é: www.ocergs.coop.br
    

Primeira Palestra do II Ciclo de Atualizações

04/09/2012 08:54
    Já temos data marcada para iniciarmos o II Ciclo de Atualizações, será no dia 05 de Setembro às 19 horas na sede da Uergs (Rua Sete de Setembro - 1040).
    O primeiro palestrante será o Sr. Paulo Vianna Lopes, Analista técnico do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo, que exerce as funções de Educador e Monitor do Sistema OCERGS - SESCOOP/RS.
    O tema da palestra é Cooperativismo e Associativismo: Atualidade das Organizações agrícolas no contexto do Ano Internacional do Cooperativismo, seguidamente será ofertada uma oficina intitulada Atualizações sobre Leis e Workshop de Elaboração de Estatutos para Organizações sociais Rurais.

 

    A  palestra inicial tem como objetivo ressaltar a escolha da Assembléia Geral da ONU que declarou 2012 como o Ano Internacional das Cooperativas, destacando a contribuição das cooperativas para o desenvolvimento socioeconômico e reconhecendo seu trabalho para a redução da pobreza, geração de emprego e integração social, onde oferecem um modelo de negócio que contribui para o desenvolvimento socioeconômico dos cooperados e comunidades onde atuam.
    Dentre os objetivos do Ano Internacional das Cooperativas, destacam-se:
  •  Aumentar a consciência pública sobre as cooperativas e suas contribuições para o desenvolvimento
  •  Promover a formação e o crescimento das cooperativas.
  •  Incentivar os governos a estabelecer políticas, leis e regulamentos propícios para a formação, crescimento e estabilidade das cooperativas.
    A conquista do Ano Internacional das Cooperativas é inédita e recebida com grande orgulho, já que o tema está sendo considerado no âmbito mundial como de grande importância para o desenvolvimento socioeconômico. 
    Contamos com a presença de acadêmicos, representantes de cooperativas, produtores e a comunidade em geral que tem interesse pelo tema.
    Lembrandro que este é um evento gratuito promovido pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul e todos serão bem-vindos!

Vem aí o II Ciclo de Atualizações

17/08/2012 09:41

    Estamos em fase final com os últimos preparativos para o lançamento do II Ciclo de Atualizações.

    Em breve divulgaremos as datas e o nome dos palestrantes e suas respectivas oficinas.

    O evento promete trazer muita informação aos participantes e movimentar o meio acadêmico.

    Compareçam e prestigiem...

    E lembrem-se: Somente os bem informados chegam na frente!!!

Primeiro Blog

16/08/2012 22:34

Nosso novo Blog foi lançado hoje. Esteja atento a ele e nós tentaremos mantê-lo informado. Você pode ler as novas postagens nesse blog via RSS Feed.

Itens: 1 - 7 de 7